betsson

betsson

Programa de Compliance e Integridade

O que é o Programa de Compliance e Integridade

O Programa de Compliance e Integridade consiste na aplicação do conjunto de “ferramentas”, procedimentos, normas e estruturas internas, cujo objetivo é estabelecer parâmetros para que a organização conduza suas atividades de forma ética e em conformidade com as leis, normas, Código de Conduta Ética e políticas vigentes.

A efetividade do Programa está diretamente relacionada com a forma como todos aqueles que atuam na CNI, no IEL/NC, no SESI/DN e no SENAI/DN agem, com base nos princípios e valores estabelecidos. Portanto, todos devem cumprir, fazer cumprir e disseminar o Programa de Compliance.

O presidente, os dirigentes, os colaboradores, os representantes designados na CNI, no SESI/DN, no SENAI/DN e no IEL/NC devem alinhar o Programa as suas atitudes profissionais que derivem das relações com a indústria, sindicatos, fornecedores, as instituições parceiras, o Poder Público, a imprensa, os parceiros, os conveniados, os terceiros e a sociedade.

 

Pilares

Prevenir

Políticas claras, programas de
treinamento e incentivo.

  • Políticas e procedimentos;
  • Comunicações e treinamentos;
  • Estrutura e organização do compliance;
  • Gestão de riscos do compliance;
  • Autonomia e independência da função;
  • Inventário regulatório.

Detectar

Sistema abrangente de controle e
monitoramento

  • Relatórios de auditoria e fiscalização;
  • Monitoramento via controles internos;
  • Indicadores de compliance;
  • Canais de Atendimento;
  • Avaliação periódica do sistema;
  • Inventário regulatório;
  • Avaliação periódica do sistema de compliance.

Remediar

Consequências claras e respostas sem conflitos

  • Gerenciamento das deficiências e remediações;
  • Resposta a demandas e inspeções realizadas por órgãos públicos;
  • Plano de respostas para não conformidades;
  • Reporte periódico à Alta Administração e ao Conselho;
  • Gestão de crises.

 

Valores

Democracia

Defender a democracia como melhor forma de organização de uma sociedade livre, justa e solidária, que valorize a dignidade da pessoa humana e o trabalho e busque o desenvolvimento sustentável do país, com redução das desigualdades sociais e que promova o bem de todos.

Livre iniciativa

Atuar com visão e atitude empresarial, fortalecendo, promovendo e defendendo a livre iniciativa, a livre concorrência e a propriedade.

Ética

Fazer sempre o que é certo, agindo sempre com boa-fé, respeito às normas e à moralidade.

Transparência

Pautar o relacionamento com todos os públicos de interesse no diálogo claro e aberto. Adotar procedimentos para garantir que as partes interessadas tenham acesso às informações relevantes acerca das atividades da Instituição de maneira tempestiva, completa e precisa.

Valorização dos Profissionais

Promover o desenvolvimento e o reconhecimento profissional e pessoal de seus colaboradores, por meio de uma gestão que valorize o resultado, o alcance de metas, os seus talentos e as suas competências técnicas e socioemocionais.

Inovação

Estimular o desenvolvimento tecnológico das indústrias do país.

Eixos

Comprometimento e Suporte
da Alta Administração

Controles e Integridade

Comunicação

<clippath id="clip0_428_2945"> </clippath>

Educação para Integridade

Monitoramento e Auditoria

Conduta Ética, Políticas e Procedimentos

Diversidade e Inclusão

<clippath id="clip0_428_2960"> </clippath>

Gestão e Prevenção de Riscos

Canais de Manifestação

Relacionamento com a sociedade

Os instrumentos de relacionamento e de regulação devem ser compreendidos como um conjunto de normas, regras e procedimentos, práticas de gestão, dentre outras, que visam dar suporte e orientação aos dirigentes e colaboradores da CNI, do SESI/DN, do SENAI/DN e do IEL/NC, bem como os representantes designados, os parceiros, os conveniados e terceiros, no que couber, enquanto perdurar sua relação com as entidades na promoção e consolidação dos valores e princípios éticos e de integridade no desempenho de suas atividades, estabelecendo-se pilares de prevenção, detecção e remediação de danos. Dentre esses instrumentos destacam-se:

Código de Conduta Ética

É uma importante ferramenta de orientação e consulta a ser utilizada sempre que surgirem dúvidas acerca da conduta ética a ser empregada no desempenho de atividades profissionais. Compõe um conjunto de princípios orientadores e norteadores alicerçados pelos valores institucionais, focado nas responsabilidades éticas, sociais e ambientais da organização.

Acessar o Código de Conduta Ética English Version

Políticas Institucionais de Compliance

As políticas, manuais ou documentos referenciais possuem caráter regulamentador de procedimentos e orientam à execução dos negócios institucionais. Compõe junto com Código de Conduta Ética um conjunto de normativos institucionais que orientam e regulam as relações com todos os públicos de interesse.

Canais de Manifestação

Os canais de manifestação constituem mecanismos institucionais de diálogo com o público interno e a sociedade. A Ouvidoria tem o objetivo de mediar o diálogo entre a organização e seus clientes, a sociedade, parceiros e colaboradores, com intuito de promover soluções sobre questões relevantes. Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, sugestões, críticas, reclamações e denúncias, e quando solicitado, reexamina os pedidos que não foram atendidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Rede Nacional Colaborativa de Compliance

Consiste em um ecossistema cuja finalidade principal é desenvolver inteligência em compliance conectando os profissionais do Sistema Indústria. Promove a troca de experiências, informações e melhores práticas sobre compliance, além do desenvolvimento de conhecimento e competências por meio das ações de educação para integridade. É composta por representantes dos Departamentos Nacionais e Regionais do SESI e do SENAI, CETIQT e Conselho Nacional do SESI, constituindo o Fórum Nacional da Rede. Por ser essencialmente colaborativa, a Rede Nacional Colaborativa de Compliance atua com foco na gestão do conhecimento, reunindo especialistas para diálogos e deliberações sobre o tema. O resultado dos trabalhos é consolidado em modelos nacionais de boas práticas, que são utilizados como referenciais, de acordo com a necessidade e relevância e disponibilizados na plataforma “AVR”.

Ambiente Virtual da Rede Nacional Colaborativa de Compliance (AVR)

Plataforma virtual destinada a armazenar e compartilhar o conhecimento desenvolvido por meio da Rede Colaborativa, pesquisas sobre o ambiente do compliance, notícias e informações. Também é um ambiente para fóruns, trocas e repositório de materiais institucionais. Todo esse conhecimento desenvolvido é compartilhado por meio do Ambiente Virtual da Rede com todos os colaboradores membros.

Transparência

As cobranças às instituições são crescentes a cada ano e resulta em um constante aperfeiçoamento das técnicas de gestão e governança para o melhor desempenho dos seus papeis junto à sociedade.

Vivemos em uma era em que a propagação da informação é instantânea e tem efeitos imediatos na reputação das empresas e das pessoas.

O SESI, mantido e administrado pela indústria, tem por foco central a educação, a saúde, a segurança no trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e de sua família. Nessa linha, o SESI é parceiro indispensável da indústria brasileira para o aumento da sua produtividade e da sua competitividade.

O SESI presta contas anuais ao Tribunal de Contas da União – TCU (Lei 8.443/92), que conta com o apoio da Controladoria Geral da União - CGU. Trata-se de uma das mais efetivas formas de controle, transparência e integridade. 

Alinhado a isso, o SESI coloca à disposição os Canais de Atendimento (SAC - Serviço de Atendimento ao Cidadão e Ouvidoria) para receberem solicitações, fomentando assim, a interação e o relacionamento com a sociedade.

Acesse o site da Transparência SESI.

betsson Mapa do site